Concurso da Câmara dos Deputados oferece 53 vagas para Contador, Técnico em Material e Patrimônio e Informática Legislativa
A Câmara dos Deputados divulgou quatro editais contemplando 140 vagas imediatas mais 609 para cadastro de reserva. O primeiro edital traz 53 vagas para o cargo de Analista Legislativo divididas em três atribuições: Contador, Informática Legislativa e Técnico em Material e Patrimônio. São 3 vagas para a primeira, 30 para a segunda e 20 para a terceira.
Entre as vagas imediatas disponíveis para contador, uma é reservada para negros. No caso das vagas de Informática Legislativa, 6 são reservadas para negros e 2 para pessoas com deficiência. Já para Técnico em Material e Patrimônio há 4 vagas reservadas para negros e uma para pessoa com deficiência.
Além disso, haverá 127 vagas em cadastro de reserva, sendo 27 para contador, 50 para Informática Legislativa e 50 para Técnico em Material e Patrimônio. As vagas no cadastro de reserva incluem 20% para candidatos negros e 5% para pessoas com deficiência. As provas deverão acontecer dia 3 de dezembro e serão compostas por 130 questões objetivas e 1 discursiva.
Analista Legislativo – Contador
Para o cargo de contador, um dos requisitos é a graduação de nível superior em Ciências Contábeis reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
A prova de conhecimentos gerais para contador terá 15 questões de Português; 5 de Inglês; 10 de Direito Constitucional e Regimento Interno da Câmara dos Deputados; 10 de Direito Administrativo; 10 de Raciocínio Lógico-Matemático; e 10 de Informática e Dados. A questão discursiva de conhecimentos específicos será aplicada juntamente com essa prova.
Já a prova de conhecimentos específicos terá 70 questões de Contabilidade Geral e Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP); Auditoria e Controle; Administração Financeira e Orçamentária (AFO) e Direito Tributário. Serão corrigidas as questões discursivas dos 50 melhores classificados nas provas objetivas, somando-se os empatados na última posição e respeitando-se a proporcionalidade das vagas reservadas aos cotistas.
Analista Legislativo – Informática Legislativa
Embora as matérias da prova específica de Informática Legislativa sejam voltadas para a área de Tecnologia da Informação (TI), podem concorrer candidatos com nível superior em qualquer área de formação.
Para a prova de conhecimentos gerais, serão 12 questões de Português; 10 de inglês; 6 de Direito Constitucional e Regimento Interno da Câmara dos Deputados; 16 de Direito Administrativo; 10 de Raciocínio Lógico-matemático e 6 de Administração Financeira e Orçamentária. Na mesma prova haverá uma questão discursiva de conhecimentos específicos.
A prova objetiva de conhecimentos específicos terá 70 questões de Arquitetura de Sistemas de Informação; Arquitetura de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação; e Segurança Cibernética e da Informação. Serão corrigidas as questões discursivas dos 110 mais bem colocados nas provas objetivas, incluindo-se todos os empatados na última posição e considerando a proporção de vagas reservadas a cotistas.
Analista Legislativo – Técnico em Material e Patrimônio
Os candidatos a Técnico em Material e Patrimônio também poderão ter graduação em qualquer área de formação. A prova de conhecimentos gerais terá as mesmas matérias e quantidade de questões previstas para os contadores, além da questão discursiva sobre conhecimentos específicos.
A de conhecimentos específicos contará com 70 questões de múltipla escolha de Licitação e Contratos; Administração de Recursos Materiais; Administração Pública; Administração Financeira e Orçamentária; e Estatística. Serão corrigidas as questões discursivas dos 100 primeiros colocados nas objetivas e dos empatados nesta última posição e considerando a proporção de cotistas.
Inscrições
As inscrições estarão abertas entre as 16h do dia 28/8 e as 16h do dia 4/10 (horário de Brasília) e podem ser feitas na página da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa de inscrição é de R$ 95 e os doadores de medula óssea e membros de família com renda de até meio salário mínimo por pessoa inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção até 30/8.
Veja como solicitar a isenção da taxa de inscrição
A aplicação das provas está prevista para o dia 3/12, em dois turnos, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Serão aplicadas em todas as capitais e os processos de perícia para os candidatos às vagas para pessoas com deficiência e de heteroidentificação para os candidatos às vagas reservadas aos negros serão somente em Brasília.
Pingback: Técnica Legislativa: 33 vagas imediatas e 217 em cadastro de reserva no concurso da Câmara dos Deputados - Conta Outra