CriptomoedasFinanças

O que é a Blockchain

Entre os conceitos com que se depara alguém que começa a pesquisar sobre bitcoin e outras criptomoedas, a blockchain é um dos mais importantes. É um sistema de validação de informações por blocos, que são inseridos em uma rede descentralizada de forma cronológica. Ou seja, uma “cadeia de blocos”, conforme o nome sugere. Nessa rede são registradas absolutamente todas as transações envolvendo bitcoin, por exemplo.

Na prática, funciona como um livro contábil que faz o registro de uma transação, de forma que esse registro seja confiável e imutável. É como se fosse uma imensa planilha de Excel, na qual cada célula corresponde a um bloco. Por ser um registro público, garante a transparência e a confiabilidade das transações, uma vez que precisam ser validadas por mais da metade dos mineradores da rede.

Essa tecnologia não é utilizada apenas para a mineração e as transações envolvendo bitcoin. Além de operações com outras criptomoedas, também pode ser utilizada no desenvolvimento de jogos, aplicativos, sistemas bancários e em diversas outras aplicações. Veja mais detalhadamente a seguir como funciona essa tecnologia.

Mão apontando para uma figura geométrica que forma vários cubos com alguns pontos em destaque e a palavra "Blockchain"

Como a blockchain funciona

Para iniciar uma operação na blockchain, um usuário solicita uma transação. A partir daí um bloco é criado e se difunde para todos os nós da rede, que são os computadores conectados à rede executando um software que cuida do funcionamento dela. Apenas quando todos os nós validam o bloco e a transação ela é verificada e executada.

É como se o usuário abrisse uma tabela em Excel na qual cada célula corresponde a um bloco. Ele especifica a transação desejada na primeira célula (A1), mas ela só será salva após a validação por parte dos outros usuários da rede. Depois que estiver validada, a próxima transação executada deverá trazer as informações presentes no primeiro bloco.

Desse modo, a célula A2 trará as informações constantes na célula A1 somadas às da nova transação solicitada. Novamente, a A2 só será efetuada após a validação dos nós da rede. E assim sucessivamente. A blockchain é essa cadeia de blocos com informações sobre as transações executadas em determinada rede. A cada 10 minutos um novo bloco é formado.

Como encontrar as informações

As informações da blockchain são públicas e é possível consultar tudo que está rodando na blockchain através de um site. As informações disponíveis são, basicamente, o tamanho da operação, o endereço, quem foi o minerador que executou, quanto tempo demorou para acontecer e o hash da transação.

O hash é um algoritmo utilizado para transformar um dado em um conjunto de letras e números com comprimento fixo de caracteres. Essa criptografia é utilizada para resumir dados, verificar a integridade de arquivos e garantir a segurança de senhas, arquivos e informações armazenadas dentro de um servidor.

Consenso na blockchain

Uma transação só é adicionada em um bloco se a maioria da rede concordar que a transação é legítima e correta. Dessa forma, é mais fácil colaborar com a rede do que tentar fraudá-la. No caso de duas cadeias de bloco serem formadas ao mesmo tempo, uma terá que ser escolhida como verdadeira. A rede que tiver executado uma quantidade maior de trabalho será a vencedora.

Consumo de energia

Uma das grandes questões envolvendo a blockchain do bitcoin é o alto consumo de energia que provoca. Isso porque os problemas matemáticos necessários para minerar um bitcoin ficam progressivamente mais complexos, exigindo maior poder computacional. Quando a criptomoeda surgiu, era possível resolvê-los com um computador normal. Com o aumento da complexidade desses problemas, tornou-se necessário montar estruturas específicas para isso, conhecidas como “fazendas” de computadores.

Isso tem estimulado a busca por fontes de energia mais sustentáveis, como eólica, solar e geotérmica. No caso do ethereum, houve uma migração para um outro sistema de validação das transações que reduziu em 99% o gasto de energia.

Você conhece outros usos para a blockchain? Diz aqui nos comentários.

One thought on “O que é a Blockchain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *