Tecnologia

Já está na hora de comprar um celular 5G?

A partir de 2022, a tecnologia 5G passou a estar disponível em todas as capitais brasileiras e há um cronograma de implantação para cobrir todo o país até 2029. Mas afinal, quais as vantagens dessa forma de conexão e o que significa na prática? Será que já é hora de comprar um celular 5G?

Entre as vantagens, é possível citar a alta taxa de transferência de dados (maior velocidade de download), mais segurança em relação às redes atuais, menor consumo de bateria, manutenção da qualidade em qualquer lugar, baixa latência, alta capacidade de uso simultâneo e maior estabilidade de conexão e aumento no número de dispositivos conectados em determinada área.

Há muita expectativa sobre o que poderá ser feito quando a rede 5G estiver consolidada, como o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e o surgimento de novas formas de trabalho. Mas calma, antes de trocar o seu smartphone atual por um celular 5G, entenda que a implantação dessa tecnologia aqui no Brasil ainda está muito no começo, e mesmo nas capitais está disponível apenas em uma área muito restrita por enquanto.

Desenho de mão segurando um celular onde está escrito 5G com algumas construções ao fundo

O que muda com o 5G

Ainda não é possível prever todas as mudanças que a implantação da rede 5G trará. Acredita-se que a infraestrutura possibilitará a criação de novos tipos de serviço e formas de uso. As comunicações ficarão mais confiáveis e várias indústrias poderão se beneficiar dessa tecnologia.

A velocidade máxima de conexão será 20 vezes mais rápida que a das redes 4G, chegando a 20 Gbps (Gigabits por segundo). O tempo de latência (intervalo entre o estímulo enviado e a resposta real da rede) passará de aproximadamente 50 milissegundos na rede 4G para 1 milissegundo na rede 5G. O nível de eficiência energética será 90% mais alto em relação à 4G, o que reduzirá o consumo de bateria necessário para sua utilização.

Quais seriam as aplicações práticas do 5G

Há diversas aplicações possíveis. Na área da saúde, uma possível aplicação seria a realização de cirurgias remotas, além do monitoramento de informações através de sensores acoplados ao paciente que poderão ser transmitidas por meio de uma rede confiável e com baixa latência.

Na área de transportes, possibilitaria a circulação de carros autônomos e vias inteligentes, redução dos engarrafamentos e maior agilidade nas entregas de encomendas devido a um melhor acompanhamento das rotas e controle de estoques, juntamente com a utilização de novos dispositivos com essas finalidades.

Já na área da educação, poderão surgir novos recursos para o ensino digital, além de várias outras aplicações possíveis de realidade virtual e aumentada.

Afinal, compro ou não compro um celular 5G?

Como tudo nessa vida, a resposta é: depende. Caso você já esteja precisando e tenha a intenção de trocar o seu celular, vale a pena investir em um modelo que já traga essa tecnologia. Assim você já estará preparado(a) para aproveitá-la quando estiver disponível na sua região.

Caso o seu celular ainda tenha algum tempo de vida útil, não há necessidade de correr para substituí-lo. Melhor deixar para fazer isso no futuro quando provavelmente os aparelhos trarão melhores recursos e já haverá alguns modelos mais antigos por um preço mais em conta.

Claro que isso depende também de onde você mora, com o que trabalha e do uso que você faz do seu smartphone. Se você vive em uma área onde a tecnologia já está implantada e precisa de uma conexão rápida, segura e estável para trabalhar, pode fazer sentido aproveitar os benefícios que essa tecnologia traz. Mas lembre-se que atualmente a maior parte das aplicações disponíveis trabalham bem com o 4G e que ainda vai levar algum tempo até que um número relevante de aplicações seja desenvolvido especificamente para aproveitar o potencial do 5G.

Se esse não é o seu caso, mesmo que você precise trocar o seu celular agora e queira economizar, pode optar por um modelo sem a tecnologia 5G e esperar mais um pouco para adquirir um com esse recurso.

O que é a Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas refere-se à conexão de diversos objetos através da rede, como celulares e relógios inteligentes, mas vai muito além disso. Robôs, controle de iluminação e outros aparelhos utilizados em casa e nas cidades poderão estar conectados para facilitar a vida das pessoas de diversas maneiras.

Seria algo próximo ao que se vê em alguns filmes de ficção científica e desenhos animados futuristas, que imaginam um alto nível de automação e eficiência na utilização dos recursos disponíveis.

No entanto, ainda é muito cedo para determinar quais são as mudanças que essa tecnologia trará. Conforme dito anteriormente, é provável que surjam aplicações que sequer foram imaginadas até o presente momento e que dependem da ampla difusão e utilização da rede 5G para seu desenvolvimento.

E para você, de que forma você acredita que a tecnologia 5G será utilizada e que mudanças trará para nosso modo de vida? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *