ConcursosContabilidade

As principais técnicas contábeis

Continuando a nossa série de artigos sobre contabilidade, vamos conhecer as principais técnicas contábeis: escrituração, demonstrações contábeis, análise de balanço e auditoria. Elas são utilizadas para registrar fatos contábeis, controlar o patrimônio e gerar informações úteis. As demonstrações contábeis desdobram-se em balanço patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração do Valor adicionado.

Essas são as demonstrações obrigatórias de acordo com a Lei 6.404/1976, sendo que a última é obrigatória apenas para companhias de capital aberto. Entre as demonstrações contábeis o balanço patrimonial é o único “estático”, pois apresenta dados de um momento específico, como se fosse uma “foto” da situação da empresa. Todas as demais demonstrações são consideradas dinâmicas, pois abrangem um determinado período, chamado de exercício social.

O exercício social representa o período ao final do qual a empresa elaborará e divulgará os relatórios contábeis. Também pode ser chamado de período administrativo ou contábil. Não necessariamente iniciará em 1 de janeiro e terminará em 31 de dezembro, poderá coincidir ou não com o ano civil. Isso irá depender das disposições do estatuto e da legislação fiscal.

Foto mostrando um pedaço de uma calculadora científica, uma caneta e uma folha de papel com registros contábeis.

Escrituração

A escrituração registra todos os fatos que alteram o patrimônio, como por exemplo: compra e venda de mercadorias, recebimento de clientes, pagamento a fornecedores, compra de terreno etc.

Demonstrações contábeis

Essa técnica é voltada à elaboração de relatórios resumidos que apresentam a situação patrimonial em determinada data. Serve para facilitar o entendimento da escrituração e permitir a comunicação com o usuário da contabilidade.

Como dito anteriormente, as demonstrações obrigatórias segundo a Lei 6.404/1.976 são: Balanço Patrimonial; Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE); Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; e Demonstração de Fluxo de Caixa. No caso das S.A.s (Sociedades Anônimas) de capital aberto, também é obrigatória a Demonstração de Valor Adicionado.

As S.A.s são empresas que têm o capital dividido em ações. Se forem de capital fechado, a divisão das ações só ocorre entre os sócios e acionistas internos, ou seja, não são negociadas em bolsa de valores. No caso das de capital aberto, as ações podem ser vendidas para qualquer pessoa ou empresa no mercado financeiro para levantar capital. O controle dessas últimas é mais rigoroso.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial apresenta as contas classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas para facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia. Ele apresenta, de um lado, o ativo da empresa em ordem decrescente de liquidez, ou seja, quanto mais fácil é utilizar o recurso, mais para cima ele estará no balanço. Os ativos compõem o capital total de uma entidade.

Do outro lado, o passivo exigível, na ordem do vencimento das obrigações, ou seja, quanto mais cedo vencerem, mais para cima estarão no balanço. Nesse mesmo lado entrará o Patrimônio Líquido (PL) ou capital próprio, ou seja, a diferença entre o ativo (capital total) e o passivo exigível (capital de terceiros). Dessa forma, conforme o método das partidas dobradas, utilizado atualmente, o saldo final de um lado deverá sempre ser igual ao saldo final do outro.

Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE)

Juntamente com o balanço patrimonial, a Demonstração dos Resultados do Exercício compõe uma das principais demonstrações contábeis. Enquanto o balanço patrimonial apresenta informações sobre o patrimônio em uma data específica, a DRE apresenta os resultados dentro de um intervalo de tempo.

Demais demonstrações

As Demonstrações dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, do Fluxo de Caixa e de Valor Adicionado são consideradas como demonstrações auxiliares. Assim como a DRE, apresentam os resultados dentro de um determinado exercício social.

Auditoria

A auditoria é a análise de documentos, livros contábeis e registros. Também compreende a realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas relacionadas com o controle do patrimônio da entidade auditada. Tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros e demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação dele, buscando a detecção de erros e fraudes.

Análise de balanço ou análise das demonstrações contábeis (ADC)

A análise de balanço ou das demonstrações contábeis é uma técnica que utiliza métodos e processos científicos (estatísticos) na decomposição, comparação e interpretação do conteúdo das demonstrações contábeis. Tem como objetivo obter informações analíticas, como, por exemplo, o grau de endividamento e a liquidez de uma empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *