ConcursosContabilidade

Contabilidade: surgimento e evolução no mundo e no Brasil

Uma das matérias cobradas em concursos para a área fiscal, como a Receita Federal, as Secretarias de Fazenda, entre outros, é a contabilidade. À primeira vista pode parecer um bicho de sete cabeças, mas com um pouco de boa vontade é possível encontrar nela uma grande aliada na hora de realizar as provas.

Os primeiros registros de contabilidade datam da época das cavernas, quando as pessoas desenhavam figuras para representar os bens que possuíam. Daí podemos depreender que, desde os primórdios, a função da contabilidade é controlar o patrimônio. A partir do momento em que as pessoas passaram a possuir bens, houve a necessidade de fazer registros contábeis.

A própria Bíblia traz alguns exemplos de registros contábeis, como no livro de Jó, capítulo 1 versículo 3, que apresenta as posses do personagem: “sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas e uma grande quantidade de escravos”. Outro exemplo, desta vez de “malabarismos contábeis”, aparece no Evangelho de Lucas, no início do capítulo 16, que narra a parábola do administrador infiel.

Pessoa usando um computador e uma calculadora para fazer lançamentos contábeis.

Frei Luca Pacioli

No entanto, o grande avanço da contabilidade veio com o crescimento do comércio, na época das grandes navegações. Em 1494, Frei Luca Pacioli descreveu, pela primeira vez o “Método das Partidas Dobradas” em seu livro “Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade”. Por esse motivo, é considerado o pai da contabilidade.

Desde então e durante toda a Idade Moderna, a contabilidade mundial foi dominada pela escola italiana. Vários dos termos utilizados atualmente em contabilidade têm origem no idioma italiano, como débito, crédito, debênture, devedores etc.

A escola americana e a convergência internacional

Com as mudanças ocorridas no cenário mundial e a ascensão econômica dos Estados Unidos, a escola italiana foi sobrepujada pela escola estadunidense de contabilidade no início do século XX. Se inicialmente o objetivo da contabilidade era registrar o patrimônio e, posteriormente, controlar o comércio, nesse momento ela precisava atender às necessidades da indústria e prestar informações aos sócios e investidores.

No entanto, ainda havia diferenças na contabilidade entre os países. Com a globalização e o surgimento de várias empresas multinacionais e transnacionais, houve a necessidade de uma convergência internacional dos processos contábeis para padronizar os resultados apresentados. Essa convergência foi liderada pelas potências europeias.

A contabilidade no Brasil

A influência da escola italiana de contabilidade foi muito forte no Brasil até 1964, quando a escola americana passou a predominar no país. Em 1976 foi editada a Lei 6.404, conhecida como “Lei das S.A.s” (Sociedades Anônimas), com grande influência da escola americana. Essa lei foi alterada posteriormente pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Em 2014, foi promulgada a Lei 12.873, que trata dos efeitos tributários da convergência às normas internacionais.

Além das leis mencionadas acima, há outros documentos que também tratam da contabilidade no Brasil. Entre eles, está a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC), emitida pelo Conselho Nacional de Contabilidade. Há também diversos pronunciamentos contábeis, responsáveis pela convergência internacional, e o Código Civil brasileiro, que apresenta aspectos importantes sobre a adoção obrigatória de sistemas de contabilidade para empresas brasileiras.

Conceitos básicos de contabilidade

A contabilidade é uma ciência social. Embora trabalhe com números, não é uma ciência exata. A principal função da contabilidade é controlar o patrimônio com o objetivo de fornecer informações úteis para ajudar os usuários a tomar decisões. Ela é, basicamente, um sistema para transformar dados em informações. A partir disso, há várias definições possíveis.

O conceito oficial de contabilidade, proposto no 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que foi realizado em 1924, diz que “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica”.

O Instituto Brasileiro de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (IPECAFI) afirma que a contabilidade é um sistema de informação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

Já Hilário Franco define contabilidade como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

Você já conhecia essas definições da contabilidade? Conhece outras? Conte aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *