Geral

Você conhece a história da Copa do Mundo de Futebol?

Em 2022 será realizada a 22ª edição dos jogos da Copa do Mundo de Futebol. Um momento em que todo o país para e acompanha o desempenho da seleção brasileira e das outras participantes da competição. Mas você sabe quando e por que esse evento foi criado? Continue lendo para conhecer a história da Copa do Mundo de Futebol.

Para entender as origens da Copa do Mundo de Futebol, é preciso remontar à criação da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), ocorrida em maio de 1904. A proposta por trás da sua criação era coordenar as associações nacionais e trazer uniformidade às regras do jogo. Os países que primeiro aderiram à instituição foram: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça.

No ano de 1905 houve uma primeira tentativa de organizar um campeonato entre países, mas nenhuma seleção se dispôs a participar. Em 1908, o futebol passou a ser disputado nos jogos olímpicos, mas a eclosão da Segunda Guerra Mundial entre 1914 e 1918 fez com que as Olimpíadas de 1916 fossem suspensas e a ideia de um campeonato exclusivo de futebol foi abandonada temporariamente.

Desenho da taça dada aos campeões da Copa do Mundo

Jules Rimet, o responsável pela realização da Copa do Mundo

Em 1919, o francês Jules Rimet foi eleito presidente da Federação Francesa de Futebol e mesmo antes disso já havia tentado promover uma competição futebolística entre países, mas não obteve sucesso devido ao desenrolar da Primeira Guerra Mundial. No ano de 1921, Rimet foi eleito presidente da Fifa. Seu principal objetivo era a realização de uma Copa do Mundo.

Em 1924, os Jogos Olímpicos aconteceram em Paris, solidificando a ideia de que o esporte possui um caráter diplomático. No ano seguinte, Rimet apresentou a ideia da realização do torneio ao embaixador uruguaio, Enrique Buero, que se animou com a ideia de que seu país poderia sediar o evento.

Em 1928, uma comissão organizada por Rimet apresentou o projeto para a realização da Copa. Para garantir que a Fifa não teria prejuízo, o país organizador deveria arcar com as despesas de transporte e hospedagem dos participantes. Hungria, Itália, Holanda, Espanha e Suécia também se candidataram, mas o Uruguai foi o grande vencedor da disputa. Entre os fatores que contribuíram para a escolha do país sul-americano, estavam o fato de ter vencido as duas edições anteriores dos Jogos Olímpicos (1924 e 1928) e de comemorar o centenário de sua independência em 1930.

A primeira Copa do Mundo de Futebol

Os jogos da primeira Copa do Mundo concentraram-se na capital uruguaia, Montevidéu. Para a competição foi construído o Estádio Centenário, com capacidade para 108 mil torcedores. Também houve jogos no Estádio Parque Central e no Estádio Pocitos.

Na primeira edição, apenas 13 seleções participaram. São elas: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai. Foram convidadas pela Fifa e não houve disputas de eliminatórias.

O anfitrião do torneio foi também o vencedor da disputa, ganhando de 4 a 2 da Argentina na final. O Brasil terminou na 6ª colocação.

O Brasil nas Copas do Mundo

Apesar do baixo desempenho na primeira edição do torneio, o Brasil é o país que possui o maior número de títulos, sendo o único pentacampeão mundial atualmente por ter vencido em 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1970 (México), 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Japão e Coreia do Sul). É também o único país que participou de todas as edições do campeonato.

O Brasil sediou duas vezes a competição, em 1950 e em 2014, mas não levou o título em nenhuma delas. Na primeira ocasião, perdeu o jogo final no Maracanã para o Uruguai, por 2 a 1. Na segunda, perdeu a semifinal no Mineirão para a Alemanha, por 7 a 1. Foi a maior goleada sofrida pela seleção brasileira em toda a história da Copa do Mundo. Por fim, terminou na quarta colocação, após perder a disputa do terceiro lugar para a Holanda.

A evolução do torneio

Apenas oito seleções conquistaram a taça até o momento. Os outros grandes campeões da Copa do Mundo são: Alemanha e Itália, com quatro títulos cada; Argentina, França e Uruguai, com dois títulos cada; e Espanha e Inglaterra, com um título cada.

Até a Copa de 1994, realizada nos Estados Unidos, apenas 16 seleções disputavam cada edição, sendo que em alguns casos esse número foi menor devido a desistências ou boicotes de algumas seleções. Desde o torneio realizado na França, em 1998, esse número aumentou para 32 e a partir da edição de 2026, que será a primeira realizada em três países, a competição passará a contar com 48 participantes.

A próxima edição, que será realizada no Catar, ocorrerá atipicamente entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, devido ao intenso calor que faz no país entre julho e setembro, com temperaturas podendo chegar a 50 ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *